Notícias

LABINFO/LNCC tem projetos Universal/CNPq aprovados

Conteúdo

Os Pós-doutores Guilherme Loss e Nathalia Cavaleiro, ambos do Labinfo/LNCC, coordenado pela Professora Ana Tereza Ribeiro de Vasconcelos, tiveram seus projetos contemplados pelo Edital MCTI/CNPQ Nº 14/2014 universal CNPq, na faixa A.

O Projeto de Guilherme Loss intitula-se “Caracterização de pequenos RNAs (< 50 nucleotídeos) em Infecção Óssea Conjunta induzidas por Staphylococcus aureus”, tem como objetivo caracterizar os pequenos RNAs de S. aureus que possam influenciar em processos infecciosos humanos. Para tal, esta pesquisa se apoiará nas plataformas de sequenciamento de ácidos nucléicos, de alta eficiência, disponíveis no Unidade de Genômica Computacional Darcy Fontoura de Almeida (UGCDFA) e na estrutura computacional do Labinfo/LNCC.

O Projeto de Nathalia Cavaleiro intitulado de “Genômica comparada de ostras de importância econômica do gênero Crassostrea: caracterização de elementos móveis e mito-filogenômica” pretende compreender as relações filogenéticas do gênero Crassostrea, como também traçar a história evolutiva do grupo por meio de genômica comparada de duas espécies de importância econômica do gênero, de origens geográficas diferentes, C. gasar (Oceano Atlântico) e C. gigas (Oceano Indo-Pacífico), utilizando dados obtidos por sequenciamento de nova geração (UGCDFA), além de compreender a maior adaptabilidade das espécies invasoras em comparação à espécie nativa C.gasar.

Registrado em: Projetos
Rodapé