Notícias

LABINFO/LNCC tem projeto aprovado no Pensa Rio/FAPERJ

Conteúdo

Com o título “Applied genomics in the fishery Resources and aquaculture of the state of Rio de Janeiro – GARPA-RIO” o projeto sob coordenação da professora Ana Tereza Ribeiro de Vasconcelos, do Labinfo/LNCC, está entre os 55 projetos aprovados no edital Pensa Rio – Apoio ao Estudo de Temas Relevantes e Estratégicos para o estado do Rio de Janeiro, cujo resultado foi divulgado no dia 13 de novembro. Em associação com outras 5 instituições de pesquisa do Brasil (UFRJ, UERJ, FIPERJ, UFSC e UFRN), o projeto tem como objetivo estabelecer as condições necessárias para aplicação de políticas que evitem a degradação dos estoques pesqueiros no Estado do Rio de Janeiro, por meio da caracterização dos perfis genômicos das espécies de pescado. Dessa maneira, o GARPA-RIO possui duas linhas de pesquisa: a primeira busca estratégias de melhoramento para cultivo de ostras na costa fluminense através da caracterização do perfil genético (genômica, transcritômica, metagenômica e genômica populacional) da espécie de ostra nativa (Crassostrea gasar) e a segunda linha visa o monitoramento da qualidade e comercialização do pescado por meio da identificação molecular e criação de um banco de dados com sequências de marcadores moleculares das espécies, nativas ou não, pescadas ou comercializadas no RJ. O LabInfo/UGC/LNCC será responsável pelo sequenciamento das amostras e pelas análises de bioinformática dos dados gerados dos experimentos realizados pelos demais colaboradores.

O programa da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) que estimula equipes de pesquisadores de excelência a estudarem soluções para problemas relevantes e estratégicos para o desenvolvimento econômico fluminense, beneficiou 13 instituições do estado, que desenvolverão seus projetos nos vários temas definidos no edital. Os recursos são destinados a projetos multidisciplinares, abrangentes e inovadores que buscam promover a interação e a integração entre diferentes grupos de pesquisa, assim como a complementaridade das diferentes competências necessárias à consecução dos objetivos do edital.

A entrega dos termos de outorga aos contemplados no edital será realizada em cerimônia no Palácio Guanabara, na quarta-feira, 19 de novembro, com a presença do governador Luiz Fernando Pezão e do secretário de C&T Alexandre Vieira.

Confira a listagem completa dos contemplados no edital:

http://www.faperj.br/interna.phtml?obj_id=10552

Registrado em: Projetos
Rodapé