A rede

A Rede Avançada em Biologia Computacional (RABICÓ) tem sua sede no LNCC e pretende oferecer um conjunto de softwares com tecnologia moderna e atualizada para o desenvolvimento de aplicações que requerem alto poder computacional e recursos avançados de visualização científica, além de possibilitar a geração e o estímulo ao desenvolvimento da pesquisa de forma integrada com equipes multidisciplinares, para o estudo de problemas relacionados à saúde humana, animal, vegetal e ambiental, e principalmente, formar recursos humanos qualificados na Graduação e na Pós-Graduação.

O projeto está organizado em torno de três áreas principais:

  1. Desenvolvimento de métodos e ferramentas em Biologia Computacional;
  2. Análise dos dados aplicados a modelos biológicos;
  3. Educação e formação de recursos humanos.

Para o desenvolvimento desse projeto, duas principais linhas de pesquisa foram delineadas. A primeira envolvendo aspectos de desenvolvimento de metodologias científicas e ferramentas computacionais, área onde o LNCC e a COPPE/UFRJ possuem vasta experiência tanto na área de pesquisa como de ensino, e outra voltada à análise de dados aplicados a modelos biológicos de interesse dos grupos de pesquisa do Cbiot/UFRGS, do Departamento de Genética/UFRJ e do Instituto de Bioquímica Médica/UFRJ.

Essas duas linhas são a base para a formação de recursos humanos, que é o foco desse projeto, e que tem um forte componente dos participantes das três Instituições.

Notícias

Pós-graduação em Modelagem Computacional – LNCC

No período de 17 de janeiro a 07 de março de 2018 serão oferecidas, no Curso de Pós-Graduação em Modelagem Computacional do LNCC, disciplinas relacionadas à área de Bioinformática e Biologia Computacional aos pós-graduandos e profissionais de Ciências Biológicas e/ou exatas e áreas afins que desejam adquirir conhecimento técnico mínimo na área. A lista dos selecionados estará disponível em http://www.labinfo.lncc.br/rabico/inscricao/selecao-2018 até o dia 10 de novembro de 2017.

Continue lendo