Sequenciamento e análise de Bioinformática

Temos longa experiência em Genômica, com inúmeras amostras já sequenciadas e analisadas, entre elas: humanas, parasitas, fungos, bactérias, vírus e metagenomas com aplicações em Medicina, Agricultura e Biotecnologia.

Solicitar orçamento

Serviços

A prestação de serviços técnicos do Laboratório de Bioinformática (LABINFO) e da Unidade de Genômica Computacional Darcy Fontoura de Almeida (UGCDFA) do LNCC, abrange a realização de sequenciamento de nova geração e análise de Bioinformática.  

  • Sequenciamento nas plataformas Illumina (MiSeq e NextSeq 500) e Ion (PGM e Proton);
  • Análises de Bioinformática integrando metodologias e ferramentas desenvolvidas pelo grupo ou disponibilizadas à comunidade científica;

Os serviços são oferecidos para genomas (procariotos e eucariotos), metagenomas, exomas, transcritomas, pequenos RNAs. Outras aplicações estão disponíveis de acordo com a necessidade dos interessados.

Quem somos

A Unidade de Genômica Computacional Darcy Fontoura de Almeida (UGCDFA), criada em 2008, é uma Unidade Multiusuário. Associada ao LABINFO (criado em 2000), esta unidade desenvolve pesquisa em Genômica Computacional utilizando a infraestrutura de Computação de Alto desempenho do LNCC/MCTIC.

A UGCDFA tem na sua plataforma os seguintes sequenciadores de nova geração: MiSeq, NextSeq 500, Ion PGM e Ion Proton.

Além disso, A UGCDFA dispõe de equipamentos modernos que permitem a construção de diversos tipos de biblioteca para sequenciamento, tais como:

  • Covaris M220, que permite a fragmentação mecânica do DNA para construção de bibliotecas TruSeq da Illumina.
  • BluePippin (Sage Science), usado para a seleção de fragmentos de DNA de diferentes tamanhos, permitindo a construção de bibliotecas Mate Paired e small RNA de forma mais efetiva e rápida.

O LABINFO desenvolve softwares, ferramentas e pipelines específicos para análises de dados (como a ferramenta SABIA)  e bancos de dados.  Os nossos pipelines usam softwares livres e são permanentemente atualizados para acompanhar a evolução científica e tecnológica. O Labinfo possui equipamentos com alta capacidade de armazenamento e processamento dos dados gerados pelo sequenciamento.

O serviço de Bioinformática pode ser contratado para analisar os dados gerados na UGCDFA ou em outros centros de sequenciamento.

Equipe técnica

A UGCDFA conta com profissionais capacitadas no Brasil e exterior, com  experiência em todas as etapas dos diversos tipos de aplicações para sequenciamento de nova geração.

A equipe técnica e científica do LABINFO tem tradição na área de bioinformática e vem atuando em vários projetos em colaboração com instituições nacionais e internacionais e apresenta publicações em revistas de alto impacto, particularmente na montagem e anotação de genomas.

Fale conosco

Horário

O LNCC funciona de Segunda-Feira à Sexta-Feira das 8h às 17h (exceto feriados).

Endereço

Getúlio Vargas Av., 333, Quitandinha
Petrópolis – Rio de Janeiro
CEP 25651-075 – Brasil

E-mail

labinfougc@lncc.br

Telefone

(24) 2233-6054

Dúvidas?

Vamos conversar sobre seu projeto

Nossos serviços podem ser para genomas (procariotos e eucariotos), metagenomas, exomas, transcritomas, pequenos RNAs. Outras aplicações estão disponíveis de acordo com a necessidade dos interessados.

Solicite orçamento