Sobre

Apresentação

Bem-vindo ao Laboratório de Bioinformática (LABINFO) do Laboratório Nacional de Computação Científica do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI)
Conteúdo

O LABINFO está localizado na cidade de Petrópolis, uma área que pertence a serra dos órgãos, com palácios e museus, distante apenas 70 quilômetros do Rio de Janeiro. O LABINFO integra um grupo de pesquisadores interdisciplinares que inclui biólogos, cientistas da computação e matemáticos interessados em desenvolver métodos estatísticos e computacionais para serem aplicados nas áreas de Bioinformática e Biologia Computacional.

O grupo inclui pesquisadores sêniores, pós doutorandos, analistas de sistemas e alunos de pós-graduação, graduação e de iniciação científica. As áreas de pesquisa contemplam desde a genômica à biologia de sistemas. Devido ao grande número de projetos genomas, metagenomas e transcritomas sob nossa responsabilidade, desenvolvemos o software SABIA (System for Automated Bacterial genome Integrated Annotation) que monta, anota e compara os genomas de procariotos e eucariotos. A equipe do LABINFO também desenvolve várias bases de dados sobre diferentes temas (MamMiBase, TaxVibrio, Probacter, BMRC, TractorDB, CTPedia, Laminin, Atlas T4SS, entre outros) que estão disponíveis neste site. Talvez algumas destas base de dados possa ser útil para a sua pesquisa.

Ciente da falta de pessoal especializado nesta área, o LABINFO tem trabalhado intensamente na formação de recursos humanos. Além de estar envolvido no Programa de Pós-graduação em Modelagem Computacional (Mestrado e Doutorado) deste LNCC, na linha de pesquisa em Bioinformática e Biologia Computacional, organizamos vários cursos de curta duração que são oferecidos durante todo o ano, além de reuniões em diversas áreas de bioinformática. Muitos pesquisadores e estudantes de várias instituições do país e do exterior interessados na área já participaram de uma de nossas atividades.

Devido à diversidade de formação acadêmica e ampla variedade de projetos de pesquisa existentes no LABINFO, a vida intelectual no laboratório é bastante ativa. Além da colaboração científica que existe entre os nossos membros, também valorizamos a colaboração com outros institutos. Colaboramos com diversos grupos de pesquisa nacionais e temos muitos colaboradores internacionais que frequentam o LABINFO.

O laboratório de Bioinformática, desde 2008, trabalha em estreita colaboração com a Unidade de Genômica Computacional Darcy Fontoura de Almeida (UGCDFA), a qual está equipada com sequenciadores de DNA de última geração atuando como uma unidade multiusuária que tem como objetivo apoiar os projetos genoma de todo o país e do exterior. A UGCDFA também conta com o apoio do Laboratório de Biologia Molecular Júlio Cascardo, inaugurado em novembro de 2010.

Espero que este site ajude você a conhecer os nossos projetos e as nossas linhas de pesquisa e esperamos que você possa vir visitar-nos um dia.

Obrigado pelo seu interesse no LABINFO!
Ana Tereza Vasconcelos

Rodapé