Unidade de Genômica Computacional Darcy Fontoura de Almeida (UGCDFA)

Apresentação

A Unidade de Genômica Computacional Darcy Fontoura de Almeida (UGCDFA) está associada ao Laboratório de Bioinformática do Laboratório Nacional de Computação Científica – LNCC, um dos institutos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação (MCTIC)
Conteúdo

Essa Unidade é coordenada pela Profa. Dra. Ana Tereza Ribeiro de Vasconcelos. Tem por finalidade integrar as atividades de sequenciamento em larga-escala de DNA e de bioinformática numa só unidade, permitindo assim o melhor aproveitamento dos dados gerados pelos sequenciadores de nova geração.

Inaugurada no dia 19 de setembro de 2008, a UGCDFA é um centro de excelência e de referência nacional em sequenciamento de nova geração. O laboratório foi originalmente construído segundo todas as exigências da Roche para a instalação do primeiro sequenciador NGS no Brasil, um 454 GS FLX, o qual foi descontinuado em 2015. Atualmente, a UGCDFA conta com 4 plataformas de sequenciamento NGS: Ion Torrent PGM e Ion Proton, da Life Techonologies e as plataformas MiSeq e NextSeq 500, da Illumina. Além disso, conta com equipamentos periféricos e possui instalações físicas necessárias para possibilitar trabalho de pesquisa e desenvolvimento (P&D) de alta qualidade. A UGCDFA conta com profissionais capacitadas no Brasil e exterior, com experiência na construção de bibliotecas de DNA (Shotgun e Mate Pair), RNA total, pequenos RNAs, exomas e manuseio dos sequenciadores.

A UGCDFA colabora com pesquisadores de vários Institutos e Universidades do Brasil e do exterior e presta serviços de sequenciamento nas plataformas Illumina MiSeq/NextSeq e Ion PGM/Proton Os interessados em utilizar uma de nossas plataformas, favor preencher nosso cadastro que entraremos em contato.

Rodapé